sábado, 29 de outubro de 2016

TRANSFORMADORES

O transformador é o componente responsável pela transformação da tensão alternada para o nível desejada podendo ser para cima ou para baixo. Lembrando que campo magnético gera eletricidade, quando passamos o ima sobre uma bobina ela gera eletricidade.





 E eletricidade gera campo magnético, quando colocamos eletricidade nos extremos da bobina ela se torna um “Imã” nesse caso um eletroímã.



Se usarmos esse eletroímã sobre essa bobina teremos que ficar lhe movimentando, pois o imã gerado por fonte de corrente continua é constante, nesse caso uma pilha.





A bobina com o prego chamaremos de PRIMÁRIO e a que recebe o campo magnético é o SECUNDÁRIO. Se movimentar conforme o sentido da seta vermelha teremos uma onda senoidal na saída.









Para deixar de movimentar a bobina primaria poderíamos colocar uma interruptor de pressão, inverter a polaridade da pilha e ficar ligando e desligando. Assim teríamos uma onda semelhante a senoidal tendida a forma quadrada.







Como a fonte senoidal fica ligando e desligando e invertendo a polaridade de entrada ela substitui todos os métodos mostrados acima com um maior eficiência e velocidade. Assim temos o conceito básico do TRANSFORMADOR ELÉTRICO.







RELAÇÃO DE TRANSFOMAÇÃO
Essa relação determina o tipo e nível de transformação de energia de cada transformador podendo ser: elevador, rebaixador, isolador... ou seja, dependendo da finalidade.
Também pode estar escrito a razão: 4:1, 1:1, 1:100 ou 220/380, 220/13,800.






Transformador elevador recebe a tensão no primário e eleva. O primário tem menos espira na bobina, já o secundário tem mais espiras na bobina e possui fios mais finos que o primário.








Transformador rebaixador recebe a tensão no primário e rebaixa. O primário tem mais espira na bobina, já o secundário tem menos espiras na bobina










Transformador isolador a tensão que recebe no primário é idêntica à que sai no secundário. O primário tem as mesma características do secundário. Tem por função isolar circuitos.




Outros modelos comuns de transformadores:




Transformador com inversão de fase tem a senoide de saída invertida pois o enrolamento do primário é contrário do secundário, é utilizado em sistema de áudio. Pode ser rebaixador, elevador, isolador a inversão de fase é uma característica agregada.








Transformador com dois secundários. Recebe a tensão no primário e rebaixa ou eleva depende da finalidade, pode ter vários secundários e com tensões diferentes.









Transformador com tap no secundário.
 Recebe a tensão no primário sofre a relação de transformação e a saída com tap simétricas.





 Transformador com chave seletora na saída






Auto -Transformador
É semelhante ao transformador, porém o primário e secundário é uma bobina só, é utilizado para pequenas potências sua maior vantagem é a economia na fabricação.  Pode ser elevador ou rebaixador. Seu funcionamento está no fato da bobina energizada induzir o campo na outra bobina.




 Tipos de núcleos de transformadores


Núcleo Tipo core:
Baixa eficiência magnética, pelo o modelo do núcleo, é de fácil fabricação pela simplicidade.












Núcleo Tipo Shell:


Boa eficiência magnética, pelo o modelo do núcleo, processo de fabricação pouco mais complexo, é o modelo mais utilizado em todas as escalas.








Núcleo Tipo Toroidal:

Excelente eficiência magnética, pelo o modelo do núcleo, complexo processo de fabricação, ideal para pequenos espaços devido ao seu formato. Transformador com o maior rendimento










FERRAGEM

O núcleo dos transformadores é constituído por um material ferro magnético e não maciço é composto por várias laminas banhadas com em tinta isolante as quais são colocadas por camadas formando assim a ferragem do transformador, esse processo é feito com a finalidade de diminuir a corrente induzida nessas placas, pois sabemos que metal imerso em campo magnético oscilante gera eletricidade. Transformadores pequenos e para alta frequência podem ser utilizado núcleos de ferrite uma substancia com propriedades magnéticas e de fácil modelagem. 


Símbolo do transformador:





Resumo: então aprendemos que o transformador apenas transforma a tensão de entrada em uma tensão elevada ou rebaixada na saída, que o transformador pode ser elevador ou rebaixador basta inverter o primário com o secundário, que a frequência sai igual à da entrada ou o dobro da entrada quando o transformador tiver center tap, que transformadores só funcionam em corrente alternada. Quem determina a bobina que é primaria é a chegada de energia, ou seja, o campo magnético. 


Bons Estudos... Josiley Braz


Um comentário: