quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Atomística

                                          Matéria



        O nosso mundo é formado por matéria, tudo que vemos ou até mesmo o que não conseguimos ver é formado por um conjunto de elementos.





Se quebrarmos um objeto qualquer em pequenos pedaços cada vez menores, chegaremos a um ponto que este objeto não será mais divisível, a esta partícula indivisível damos o nome de átomo.



                                                         Átomo


Para entendermos melhor os fenômenos elétricos e magnéticos, devemos estudar o átomo e suas partículas. Sabemos que todos os corpos são constituídos de átomos, os átomos por sua vez são constituídos de minúsculas partículas subatômicas, sendo as principais: prótons, elétrons e nêutrons.

Representação da estrutura atômica.

Os elétrons (ē) são partículas muito leves, possuem carga elétrica negativa e giram em torno do núcleo em níveis de energia (órbitas ou camadas) bem definidas. O núcleo é formado de prótons (P), que tem carga elétrica positiva, e nêutrons (N), que não possuem carga elétrica, ambos com a mesma massa. O elétron por sua vez possui massa tão pequena que chega a ser desprezível. O número de elétrons, prótons e nêutrons de um átomo define sua estrutura atômica e varia de um elemento químico para o outro.
Na natureza existem aproximadamente 100 tipos diferentes de átomos formando diversos tipos de materiais.






Outra característica importante é que cargas elétricas de sinais opostos se atraem.





        É que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem. 




Devido a este fato, observa-se que os elétrons que se encontram em órbitas próximas ao núcleo sofrem uma atração maior que aqueles situados em órbitas mais distantes, ou seja, quanto mais próximo o elétron estiver dos prótons contidos no núcleo, mais forte será a ligação entre eles e consequentemente será gasta uma quantidade bem maior de energia para desprendê-lo do átomo.

Os elétrons situados na última camada chamam-se elétrons de valência ou elétrons livres, pelo fato de poderem facilmente abandonar a órbita a que pertencem quando vierem a sofrer alguma perturbação externa (calor, luz, energia elétrica, etc.). Estes elétrons, ao abandonarem suas órbitas se tornam livres e assim poderão ser absorvidos por órbitas de outros átomos. Graças a essa propriedade dos átomos é que se torna possível a circulação da corrente elétrica em materiais condutores.

Um átomo é neutro quando possui o número de prótons igual ao de elétrons e a matéria que ele compõe fica neutra. 


Porém, se seus átomos estiverem ionizados, o mesmo estará energizado positiva ou negativamente.


Quando um átomo perde elétrons ele se torna positivo e a matéria que ele compõe fica com carga positiva



Quando um átomo ganha um elétrons ele se torna negativo e a matéria que ele compõe fica com carga negativa. 




     Vamos eletrizar uma caneta e pedaços de papeis

                       Bons Estudos.... Josiley Braz





Nenhum comentário:

Postar um comentário