sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Capacitor

O capacitor é um componente capaz de armazenar cargas elétricas, sendo largamente empregado nos circuitos eletrônicos. Um capacitor se compõe basicamente de duas placas de material condutor, denominadas de armaduras, isoladas eletricamente entre si por um material isolante chamado dielétrico.

 Constituição de um capacitor.

O material condutor que compõe as armaduras de um capacitor é eletricamente neutro no seu estado natural. Em cada uma das armaduras, o número total de prótons e elétrons é igual, portanto as placas não têm potencial elétrico. Não existindo potencial elétrico em cada uma das armaduras, não há diferença de potencial ou tensão entre elas, conforme ilustrado na

O fenômeno de armazenamento de cargas pelo capacitor pode ser compreendido mais facilmente analisando o movimento de elétrons no circuito.


Por esta razão será utilizado o sentido eletrônico da corrente elétrica no desenvolvimento do assunto.



Conectando-se os terminais do capacitor a uma fonte de CC, o capacitor fica sujeito à diferença de potencial dos pólos da fonte. O potencial da bateria aplicado a cada uma das armaduras faz surgir entre elas uma força elétrica, que nada mais é do que uma força de atração (cargas de sinal diferente) ou repulsão (cargas de mesmo sinal) entre cargas elétricas.
O pólo positivo da fonte absorve elétrons da armadura à qual está conectado enquanto o pólo negativo fornece elétrons à outra armadura.






Um capacitor conectado diretamente a uma fonte de alimentação apresenta entre suas armaduras uma tensão que pode.



Carga elétrica

A matéria que constitui todos os materiais são constituídas de Átomos. Os átomos formados por  Prótons(P), Nêutrons e Elétrons.

Sendo que a carga elétrica de cada um e respectivamente: Positiva, Neutra e Negativa.




Com certos estudos na área de física pode-se provar que a carga elétrica transportada por um próton é a mesma que a de um elétron, que serão diferenciadas apenas pelas cargas de sinais opostos.
Assim pode se determinar a carga elétrica elementar indicada pela letra ē, cujo valor é:
ē = 1,6 . 10-19 Coulomb(C), sendo C no sistema internacional de unidades.


Fatos:

Se um corpo está com carga elétrica positiva existe uma falta de elétrons, assim o número de prótons é maior que o número de elétrons.
Se um corpo está com carga elétrica negativa existe uma falta de prótons, assim o número de prótons é menor que o número de elétrons. Se um corpo está com carga elétrica neutra, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
O módula da carga elétrica pode ser definido como:

Q = n.e

Onde:
Q é o módulo da carga elétrica, dado em Coulomb[C].
n é a quantidade de elétrons, dado em número naturais.
ē carga elétrica elementar(1,6 . 10-19C). Constante.


Quando dois corpos são atritados, há uma transferência de elétrons, do corpo que possua menor eletronegatividade, para o de maior. Exemplo: uma caneta de acrílico atritada com uma flanela de lã faz com que a caneta possa atrair objetos.

Um fato muito importante é que os prótons e neutros não se deslocam com a eletrização, somente os elétrons.


O que é um eletroscópio?


O eletroscópio é um aparelho que se destina a indicar a existência de cargas elétricas, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado. Este eletroscópio é conhecido como Eletroscópio de Folhas, por causa das duas folhas internas.


Exercícios:

01)Qual a carga elétrica de uma placa de alumínio que teve 500 elétrons retirados?



02)Uma placa metálica com carga de 3, 2.10² C possui quantos elétrons?



03)Qual a quantidade de elétrons se encontra numa placa de um capacitor que está com carga de -2.10³ C?



04)Calcule a carga elétrica de um corpo que possui excesso de 24. 1012 elétrons. Considere a carga elementar igual a 1,6. 10-19 C.


05)(Unitau-SP) Uma esfera metálica tem carga elétrica negativa de valor igual a 3,2. 10-4 C. Sendo a carga do elétron igual a 1,6 10-19 C, pode-se concluir que a esfera contém:

a) 2 . 1015 elétrons
b) 200 elétrons
c) um excesso de 2. 1015 elétrons
d) 2 . 1010 elétrons
e) um excesso de 2. 1010 elétrons.


Respostas



Bons Estudos.... Josiley Braz   

Nenhum comentário:

Postar um comentário