domingo, 19 de maio de 2013

Motor de Passo



LIGAÇÃO DAS BOBINAS

            
 Os motores de passo comumente vêm com 4 fios, 5 fios, 6 fios e 8 fios.    A variação dos números de fios está simplesmente relacionada ao fato das bobinas terem Center tape e/ou estarem fechadas internamente, ou estarem disponibilizando os fios para serem fechados fora do motor.

- MOTOR DE 6 FIOS: o fechamento dos taps foi externo “1 e 2”.




- MOTOR DE 5 FIOS: Observe que é semelhante ao de 6 fios, porém o fechamento dos taps foi interno.


- MOTOR DE 4 FIOS: somente ligar.



- MOTOR DE 8 FIOS: é o mais caro, pois pode ser ligado de várias formas podendo ser multifuncional. Tem oito fios disponíveis para os fechamentos série / paralelo bipolar, série com Center tap unipolar.


- MOTOR DE 8 FIOS: ligado em série para ligação bipolar, tensão maior nas bobinas, mesma corrente maior torque.




- MOTOR DE 8 FIOS: ligado em paralelo para ligação bipolar, mesma tensão nas bobinas, maior corrente super  Torque.




- MOTOR DE 8 FIOS: ligado com Center tap ligação para unipolar.




Obs: os desenhos são esquemas, fisicamente cada bobina dessa está distribuida no estator do motor de passo.
observe o motor abaixo: ele tem 4 fios (verde, azul, preto e vermelho), então é Bipolar e pelo o esquema só tem duas bobinas, porém na pratica vemos que as bobinas então distribuidas.

 

 IDENTIFICANDO FISICAMENTE AS BOBINAS.



observe que o motor abaixo  tem 5 fios (verde, azul, laranja, preto e vermelho), então é Unipolar pelo o esquema só tem quatro  bobinas, porém na pratica vemos que as bobinas então distribuidas.





As bobinas nos motores unipolar funcionan alinhadas e opostas”.


CORES DOS FIOS

As cores dos fios dependem muito do fabricante não existe uma regra padronizada, geralmente para motores de seis fios a cor que se repete é a do fio do Center tap. Contudo o melhor, eficaz e certeiro método é utilizar o multímetro, coloque na escala de ohmimetro, onde você poderá  encontrar as bobinas certas.

1°- Encontre os pares de bobina.
Nos Bipolares é muito fácil, os dois fios que apitarem e/ou der continuidade é uma  bobina, os outros dois que sobrarem é a outra bobina, mesmo assim teste para confirma-la.
Nos Unipolares os três fios que apitarem e/ou der continuidade é um par de bobinas, os outros três que sobrarem é o outro par de bobinas, mesmo assim teste para confirmar.

2°- Encontre o fio comum. 
O maior valor da resistência está nos extremos da bobina,  o valor do fio comum a um extremo será a metade do maior valor da resistência.


        Boa Sorte.  Josiley Braz.
Fim.

5 comentários:

  1. a foto do bipolar 8 fios em serie esta errada

    americaaz2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. estou usando um motor Unipolar, mas ligo ele em uma configuração de bipolar (utilizando 4 fios das bobinas apenas) utilizando essa configuração eu perco, torque, ou deixo de usar toda a potência que o motor tem???

    ResponderExcluir
  3. legal , to com um problema preciso ligar motor de passo de 8 fios MODELO: 23LM-C304-43 placa arduino r3 uno não tenho a menor noção de como fazer e não achei o dataseets desse motor, tem alguma solução mais pratica para me ajudar

    ResponderExcluir
  4. Alguem pode me ajudar...tenho um motor de passo porem apagou as informações... as cores dos fios sao: vermelho, azul, branco , verde e nao sei se é marron ou laranja..como liga esse camarada?

    ResponderExcluir
  5. Se alguem puder me ajudar segue abaixo meu whats... 19 988816714

    ResponderExcluir