quinta-feira, 4 de abril de 2013

Eletroválvula



A própria palavra já ajuda a definir o dispositivo, pois se trata de uma válvula elétrica. Mas o que é uma válvula?

É um dispositivo que do ponto de vista mecânico é destinado a abrir e fechar um fluxo, seja ele: ar, água, eletricidade, gases. Então eletroválvula é um dispositivo que abre e fecha algum fluxo através de sinal elétrico, por exemplo, tem uma tubulação de água que eu quero abri-la só que sem manusear nada somente quando alimentar com corrente elétrica essa válvula ira deixa a água passar e quando eu desenergizar esse dispositivo a mesma fechará a água.



“Bom agora que já temos uma visão geral da eletroválvula vamos esmiuçá-la”



A parte mecânica nada mais é que um registro de pressionar ou puxar, se você mover o êmbolo dar passagem, se mover em outro sentido fecha.



 A parte elétrica ou atuadora nada mais é que uma bobina solenoide (um imã artificial) que ao receber corrente elétrica gera um campo magnético que atrai o embolo da parte mecânica.




Normalmente as eletroválvulas são compostas por estas duas partes, algumas podem vir com registro, para controle de vazão.




Logica de funcionamento:    


Então quando energizo a corrente elétrica percorre a bobina solenoide formando um campo magnético resultante que atrai o êmbolo, ao deslocar o êmbolo o mesmo abre espaço e da passagem ao fluxo. Quando interrompe a corrente elétrica o campo magnético cessa, o êmbolo deixa de ser atraído e uma mola empurra o êmbolo para sua posição inicial fechando o fluxo.

Para entender um pouco mais: o nome que acompanha a válvula define o que alimenta seu atuador, não o que o fluxo que ela controla.







Ligando a eletroválvula:

Observe qual a tensão elétrica de trabalho da bobina atuadora, normalmente obedecem estes padrões: 12v, 24v, 48v, 127v e 220v. Porém poderão existir outros valores para equipamentos bem específicos.
Bom, em nosso exemplo vamos usar uma eletroválvula de maquina de lavar, aquela que ao programar a sua máquina para executar uma sequencia ela inicia abrindo a eletroválvula a qual deixará a água entrar até o nível necessário.



Veja o Teste...

Clique Aqui

Construção:

O material empregado será determinado conforme o tipo de fluxo a ser controlado pela eletroválvula e o diâmentro conforme a vazão necessária para atender o projeto. Normalmente o diâmetro é dado em polegadas: (1/8”,1/4”,5/16”,1/2”,3/4”, 1”,1 ¼”, 2” ) e assim por diante.

Para controlar água como vimos no exemplo acima o mecanismo é de plástico,  já para controlar gás usamos mecanismo de metal e para fluxo corrosivos plásticos especiais.
 





Por fim, eletroválvula é um dos dispositivos importantíssimo para automação, pois através de seus recursos podemos intercambiar várias aplicações. Podemos controlar o corte de combustível de um veiculo, usar a água de duas caixas podendo utilizar somente uma por vez ou as duas sem precisar abrir registros hidráulicos manualmente, podemos controlar o enchimento do cafezinho expresso, podemos controlar o ar na calibragem dos pneus e muito mais... Espero que este artigo tenha sido útil a você agora basta ver sua necessidade e interpretar a ficha técnica da eletroválvula desejada, pois existe uma infinidade com as mais diversas aplicações. Boa sorte. Josiley Braz. 




3 comentários:

  1. Parabéns pela publicação e breve, porem, bem didática.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cara agradeço muito , pela sua clareza no componente que não conhecia bem o seu funcionamento

    ResponderExcluir