quinta-feira, 18 de abril de 2013

Porta Paralela




Introdução




A porta paralela é uma interconexão de comunicação entre o computador e um periférico. Quando a IBM criou seu primeiro PC (Personal Computer) ou Computador Pessoal, a ideia era conectar essa Porta a uma impressora, mas posteriormente, vários periféricos passaram a utilizar se dela para enviar e receber dados no computador (exemplos: Scanners, Câmeras de vídeo, Unidade de disco removível e outros). Hoje podemos dizer que é pouca utilizada em residências esporadicamente utilizada na automação, dispositivos de comando e gravações para os mesmos.


Em pleno 2013 ao falarmos de porta paralela muitos técnicos se contorcem, muito embora ainda tenhamos várias máquinas com essa porta e para os que gostam de eletrônica ainda da pra fazer muita coisa interessante, além de arrumar uma utilidade para aquela máquina que possa estar de escanteio. E ainda, em muitos países a porta paralela ainda é o maior recurso, pode se fazer um servidor com um desktop que: pode automatizar uma casa, controlar motor de passo, uma fechadura eletrônica, controlar processos, controlar uma esteira transportadora, controlar motores via internet e muito mais, sua criatividade é o limite...


E pra quem tem notebook existem cabos conversores que convertem de USB para PORTA PARALELA



Não pode ser qualquer cabo USB/Porta Paralela, tem que ser cabos conversores com software de conversão como o excelente cabo do exemplo acima.


ENDEREÇOS DA PORTA PARALELA

O seu computador nomeia a Porta Paralela, chamando-a de LPT1, LPT2, LPT3, etc., porém, a Porta física padrão de seu computador é a LPT1.


Os endereços base são:




Na escrita do programa iremos trabalhar estes dados:


Ex1: Porta[888]:= 2; // quer dizer que a porta 888 receberá o número 2.


Então:

Para LPT1 os seguintes REGISTROS:






Para LPT2 os seguintes REGISTROS:





Essa configuração pode ser alterada usando passos semelhantes que já vimos.


Entre no setup => Features => OnBord Parallel Port => selecione com as setas cursoras  => aperte + para subir ou – para descer, e coloque no endereço desejado.

CONHECENDO A PORTA FÍSICA


Bom, agora já sabemos que a porta tem endereço e modo de operação, então vamos para parte física.

Esse é o conector DB25 fêmea fixa na parte traseira do PC.


FÊMEA




  Ampliada





Esse é o conector DB25 macho fixado na extremidade do cabo o mesmo utilizado nas impressoras antigas.


MACHO





Ampliado












Conforme a configuração da porta os pinos recebem as funções de entrada e saída ou somente entrada, somente saída. Um resumo rápido da pinagem da porta paralela para o modo SPP.




No DB25, um pino está em nível lógico “0” quando a tensão elétrica no mesmo está entre 0 a 0,4v. Um pino se encontra em nível lógico “1” quando a tensão elétrica no mesmo está acima de 3.1 e até 5v.


Boa sorte. Josiley Braz.









Nenhum comentário:

Postar um comentário