domingo, 6 de abril de 2014

GERAÇÃO DE ENERGIA



GERANDO ELETRICIDADE


Movimentando-se um imã nas proximidades de um condutor fixo ou bobina, e estando este ligado a um instrumento bastante sensível, vamos notar que o ponteiro do instrumento vai indicar a circulação de uma corrente.



O movimento é necessário porque as linhas de força do imã necessi­tam "cortar" o condutor, para que apareça uma corrente eléctrica ou uma corrente alternada. Se colocar­mos o imã perto do condutor, sem movimento algum, notaremos que não haverá deflexão nenhuma do ponteiro.

Ao invés de movimentarmos o imã, também podemos deixá-lo fixo e movimentar o condutor, assim o efeito será o mesmo. Para podermos gerar uma corrente elétrica usando o magnetismo, é necessário um movimento relativo entre o campo magnético e o condutor.

O Galvonômetro é instrumento de ponteiro destinado a medir a passagem de corrente elétrica.


Se o magnetismo produz eletricidade, o inverso é verdadeiro, ou seja, eletricidade pode produzir magnetismo? 


Sim, o magnetismo era estudado separadamente da eletricidade até que o acaso os uniu, surgindo assim o eletromagnetismo.


O que é eletromagnetismo? É a interação do magnetismo com a eletricidade.




PROCESSOS DE GERAÇÃO



USINAS


São parques complexos dotados geralmente de casas de máquinas onde ficam os geradores elétricos com a finalidade de converter energia mecânica em energia elétrica, uma pré-elevação de tensão e uma subestação elevadora, a qual já encaminha a eletricidade com as características próprias para cada destino. Os geradores são semelhantes na maioria dos tipos de usina, o que muda é a forma da força motriz que gira o eixo do gerador.

As usinas mais comuns são:

* Hidrelétrica (movida a água)





Casa de máquina superior da usina de funil Itatiaia-SP.

Nas Usinas hidrelétricas o movimento do eixo do gerador é obtido com a queda de água. Graças a uma vasão controlada, a água que cai pela tubulação choca-se com as pás da turbina e faz com que gire o circuito fixado ao eixo do gerador.






* Hidrocinéticas (movidas à água)

O funcionamento é semelhante ao da hidrelétrica, porém o conjunto máquina e turbina são colocados dentro d’água e seu uso se aplica a pequenos rios ou córregos com pouca vazão.






* Eólica (movida pelo vento)

A energia eólica é produzida usando a força dos ventos para movimentar enormes aero geradores que produzem energia elétrica.





* Termoelétrica (movida pelo vapor d’agua)

Nas usinas termelétricas o movimento dos geradores se dá através da força do vapor da água. A água por sua vez é aquecida dentro de uma caldeira, o vapor é conduzido à alta pressão por uma tubulação até as pás de uma turbina, cujo eixo estará apoiado ao gerador.





* Nuclear (movida pelo vapor d’agua)

Nas usinas nucleares, o movimento do eixo do gerador também é obtido pelo choque das moléculas do vapor de água à alta pressão com as pás da turbina. O processo de vaporização da água, entretanto, é outro. Aqui, o combustível utilizado é o urânio. O composto urânio fica armazenado no reator nuclear. Por meio do lançamento controlado de nêutrons, o núcleo de urânio desintegra-se com liberação de grande quantidade de energia, que é utilizada para vaporizar a água armazenada ao redor do reator.

O vapor é conduzido à alta pressão, por uma tubulação, até as pás da turbina. Depois do choque com as pás, o vapor é liquefeito e reconduzido para as proximidades do reator, onde é novamente aquecido e vaporizado.






* USINA GEOTÉRMICA (movida pelo vapor d’agua)

A energia produzida pela alta temperatura é convertida em vapor, que movimenta uma turbina na superfície que produz eletricidade.





* USINA DE ONDAS (movida pelo balanço das ondas)





Com esta tecnologia, as turbinas não entram em contato com a água salgada e corrosiva. Em vez disso, quando os braços ficam subindo e descendo uma embolo bombeia água doce de um circuito fechado e coloca em movimento a turbina das máquinas.



* USINAS DE MARÉ

Os geradores ficam submersos, em um determinado momento a maré vai subindo e enche o reservatório. A água que passa gira as máquinas, geralmente esse processo leva 12 horas subindo. Quando a maré começa a baixar, ela também gira os geradores e leva em media 12 horas baixando.
A estação de energia emprega a diferença entre marés baixas e altas na costa do Atlântico na França, 24 turbinas especiais de dois sentidos geram aproximadamente 240 megawatts por dia – a quantia de produção anual é de aproximadamente 600 gigawatts. A estação tem 710 metros de comprimento e fica em um varadouro de nove milhas quadradas.       
                  
         A estação, administrada pela companhia francesa de eletricidade EDF, é a maior do mundo. Entretanto, na maioria das áreas litorâneas, a energia das marés não é forte o suficiente para produzir energia de forma eficiente.



Estação de energia das marés La Rance (7/10)



* USINA Solar (Alimentada pela luz solar)

As usinas de energia solar não utilizam força motriz, não possuem casas de máquina, são compostas por um parque de coletores solares.

O Sol é um grande fornecedor de calor e luz proporcionados pela radiação eletromagnética que o mesmo libera, o que sensibiliza células fotovoltaicas, as quais são compostas de um material que possui capacidade de capturar a radiação liberada pelo sol e transformar em energia elétrica. A energia fotovoltaica pode ser utilizada diretamente ou então pode ser armazenada em baterias para ser utilizada quando não houver sol.




Existem outros processos de geração muito embora os descritos acima sejam os mais utilizados e que apresentaram rendimento real conforme os fatores topográficos e econômicos dos locais utilizados.





                 Bons Estudos.... Josiley Braz

2 comentários:

  1. ESPETACULAR NO BRASIL DARIA PARA FAZERMOS 160000 E NUNCA MAIS TERÍAMOS PROBLEMAS DE ENERGIA E DEVASTAÇÃO DE NOSSAS MATAS, ÁGUAS E FAUNAS. PODERÍAMOS DEIXAR A NATUREZA EM PAZ. TALVEZ POR UM CUSTO PERENE BEM MENOR E SEM NENHUMA POLUIÇÃO. ENERGIA LIMPÍSSIMA

    ResponderExcluir