domingo, 19 de maio de 2013

Motor de Passo

FUNCIONAMENTO BÁSICO.

Didaticamente desenha-se o motor de passo com quatro bobinas e os dois polos magnéticos norte e sul em quatro pontos, porém na pratica assim como as bobinas estão distribuída no estator os polos nortes e sul também estão distribuídos. No caso dos motores bipolares além dos polos estarem distribuídos eles ainda se alternam no mesmo ponto, pois sua polaridade inverte conforme o drive inverte o sentido da corrente na bobina.



Quando energiza uma bobina o rotor irá acompanha-la, e a cada avanço o motor  executa um passo.

Quando excitamos a bobina  ela atrai o rotor e o mesmo gira até alinhar seu polo magnético com o da bobina.

    





                Lembrando, o que vimos acima é ditaticamente falando, pois na prática se fosse um motor de 1,8° com esses quatro pulsos que colocamos nas bobinas (1, 2, 3 e 4) respectivamente, o motor teria girado 4 passos, ou seja, 4 x 1,8° que resulta em um avanço total de 7,2° graus.



TIPOLOGIA


Os motores de passo são construídos de três formas básicas: de imã permanente, relutância e híbrido.



- Imã permanente 
    
 Possui rotores de material alnico ou ferrite sem dentes e magnetizado perpendicularmente ao eixo. Seu torque estático não é nulo. Energizando as quatro fases em sequência, o rotor gira, pois é atraído e alinha-se com os polos magnéticos das bobinas. O motor mostrado abaixo dará um passo de 90° graus quando os enrolamentos ABCD forem energizados em sequência. Geralmente tem ângulos de passo de 45° ou 90° graus a taxas de passo relativamente baixas, mas eles exibem alto torque. 



- Relutância Variável



Possui um rotor com várias polaridades feito com ferro doce e um estator laminado. Geralmente operam com ângulos de passo de 5 a 15 graus, a taxas de passo relativamente altas e, por não possuir imã, quando desenergizado apresenta torque estático nulo. Na figura abaixo , quando a fase A é energizada, quatro dentes de rotor se alinham com os quatro dentes do estator da fase A através de atração magnética. O próximo passo é dado quando a fase A é desligada e a fase B é energizada fazendo o rotor girar 15 graus à direita. Continuando a sequência, a fase C é energizada e depois a fase A’. 




- Híbrido 
Possui algumas das características desejáveis de cada um dos anteriores. Têm alto torque, não apresenta torque estático nulo e podem operar em alta velocidade. Têm ângulos de passo que variam de 0.9 a 5 graus. São providos de polos que são formados por dois enrolamentos (como mostrado na figura abaixo). Se as fases são energizadas uma de cada vez, na ordem indicada, o rotor gira em incrementos de 1.8 graus. Este motor também pode ser controlado de forma a usar duas fases de cada vez, para obter maior torque, ou alternadamente, ora uma ora duas fazes de cada vez, a fim de produzir meio-passos ou incrementos de 0.9 graus.


 

Funcionamento dos Unipolares.



           O motor de passo é semelhante a qualquer motor, porém funcionará somente se excitarmos  as bobinas  na sequência correta, separadamente ou em grupos.

PASSO COMPLETO 1





É acionada uma bobina por vez, Cada digito “1” equivale a ativação da bobina e “0” a desenergização.






A diferênça do passo completo 1 e passo completo 2 está no fato que no segundo caso usa-se  duas bobinas por vez, com isso o seu torque é maior, consequentemente sua corrente também aumenta.

PASSO COMPLETO 2






          Excitação dual − o motor é operado com as fases energizadas duas de cada vez. Proporciona bom torque e velocidade com poucos problemas de ressonância. Provê aproximadamente 30 a 40% de torque a mais do que a excitação única, contudo requer o dobro  de corrente da fonte.



      

MEIO PASSO



A combinação do passo completo1 e do passo completo 2  gera um efeito de meio passo, Consome mais energia que os passos anteriores, porém  é mais preciso. Seu torque é alto e sua velocidade é menor que as dos passos anteriores.










Funcionamento dos Bipolares.


 Nos bipolares iremos representar pelo sentido da corrente elétrica.


 

Passo completo


 

Sempre temos os dois grupos de bobinas ativados, por esse motivo o torque dos motores bipolares é maior do que os motores unipolares. 



Meio passo

 

 O digito “0” significa ausência de corrente.



                        Boa Sorte. Josiley Braz. 
                                      Fim.

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