segunda-feira, 20 de maio de 2013

Motor de Passo

Drives


Drive é um dispositivo eletrônico destinado a  excitação das bobinas do motor de passo, o drive pode ser autônomo com a lógica embarcada ou pode  ser interligado a softwares que fazem o controle.



Veja o drive com ponte H para motor  Bipolar, ele tem duas saidas A e duas saidas B.


Drive para motor Unipolar. Veja ele tem quatro entradas de sinal, quatro Leds indicadores e cinco saídas, sendo quatro para as bobinas e um positivo fixo para o motor. 





CONSTRUINDO UM DRIVE SIMPLES.


Quando acionamos a sequencia lógica das bobinas do motor de passo conseguimos fazer que o mesmo tenha rotação, para isso conecte uma fonte dc de 12v no circuito abaixo.





             Depois de montado é só ir acionando gradativamente as chaves na ordem crescente ou decrescente, desta forma o motor começará a gira. A velocidade dependerá da velocidade que você intercâmbiar as chaves.



Construindo um drive com lógica embarcada.


A lógica embarcada serve para dispositivos onde não  há necessidade da intervensao por software, apenas controle do sentido de rotação e velocidade, tudo manipulado manualmente.






O Ci 555 funciona como clock mandando pulso de periodo em periodo conforme o ajuste de P1, o CI 5194 e o sequencial que conta de 1 á 4 crescente ou decrescente . A velocidade será determinada pelo o pulso do clock e o sentido de rotaçao é determinado pelas chaves S1 e S2.



CONSTRUINDO UM DRIVE PARA MOTOR UNIPOLAR


    Usaremos o circuito integrado da familia  ULN 2003, ele é excitado por sinal + e trabalha absorvendo a corrente elétrica, ou seja, a carga fica alimentada com + positivo e o CI fica chaveando o 0v. Semelhante ao CI 2003 temos o CI 2803 que disponibiliza 8 entradas e 8 saídas.




Construindo um drive com interação via software.

 



  Caso você tenha duvida do conector paralelo, veja o artigo: 

                 Porta paralela introdução






Ligando dois motores de passo com um Drive.

 






Caso você deseje que eles girem em sentido contrario é só inverter a ordem dos fios do motor desejado, assim cada um girará em um sentido, porém com a mesma velocidade.



Softwares




Os softwares operam com a lógica de contadores que geralmente contam de 0 a 7 e a cada transição efetua um passo, tem um contador timer laçado ao contador de eventos para dar velocidade às transições. É executado pelo processador de um PC e se comunica com o exterior através das portas Paralela ou USB. Os softwares embarcados são gravados em microcontroladores e obedece praticamente o mesmo principio dos não embarcados. É um pouco mais limitado no quesito de interação imediata do homem máquina, pois a partir da gravação o software seguirá  somente a programação ali colocada.




Download 

Motor de Passo:  para cabo conversor USB Porta Paralela.


Motor de Passo:  para Desktop  Porta Paralela.



Bons Estudos.... Josiley Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário