domingo, 9 de março de 2014

Grandezas Elétricas

                         Grandezas ELÉTRICAS


Corrente Elétrica



O fio de cobre está cheio de elétrons livre em seu interior e ficam com movimento desordenado como pipoca estourando na panela. 



Quando esse condutor sofre influências externas seu movimento caótico é alterado.




A Corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons livres pelo condutor, causado por um agente externo. Seu símbolo é a letra I, e sua unidade é o A de Ámper.

Por que a corrente elétrica circula do negativo para o positivo?

O polo que está negativo tá com excesso de elétrons livres, ansiosos para irem para algum lugar, o polo positivo está com falta de elétrons. Então quando surge uma estrada (condutor) eles vão desesperadamente para o lado positivo.


Tensão elétrica



É a força que empurra os elétrons por um condutor. Seu símbolo é a letra E ou U, e sua unidade é o V de Volts.
Também é chamada de DDP (diferença de potencial), pois temos um polo mais carregado do que outro, ou seja, com diferença de potencial. Com o agente externo o movimento fica ordenado:






Nesse caso os elétrons foram ordenados pela tensão elétrica.


Potência elétrica



Potência elétrica é o trabalho realizado pela tensão e corrente eletrica em um determinado tempo. Seu símbolo é a letra P, e sua unidade é o W de Watts.
A tensão elétrica faz os elétrons se movimentarem de forma ordenada, dando origem a corrente elétrica, e quando trabalham juntas por um tempo, então temos a Potência elétrica.



É importante lembrar: para existir potência eletrica e preciso haver uma interação de corrente e tensao elétrica.


Resistência elétrica



Resistência elétrica é a oposição à passagem dos elétrons pelo o condutor, ou seja, a dificuldade que cada material oferece à movimentação dos elétrons livres. Seu símbolo é a letra R, e sua unidade é o OHM.
A unidade  OHM também é representada pelo símbolo ômega (Ω).




Em alguns casos a resistência elétrica é vantajosa. E é aproveitada em equipamentos que geram calor, por exemplo: chuveiros, fornos, estufas, boilers entre outros. Em outros casos, o aquecimento produzido já é desvantagem como pode ser evidenciado em: linhas de transmissão, transferência de dados, conexões elétricas, componentes eletrônicos. Contudo a resistência elétrica é fundamental e através de suas associações podemos diminuir ou aumentá-la conforme a nossa necessidade.


                             Bons Estudos.... Josiley Braz


Nenhum comentário:

Postar um comentário