sábado, 29 de outubro de 2016

RETIFICAÇÃO

Retificação é o nome dado ao processo de transformação de corrente alternada (ca) em corrente contínua (cc). Esse processo é utilizado com a finalidade de permitir que equipamentos de corrente contínua sejam alimentados a partir da rede elétrica que é disponível na forma de corrente alternada.


O componente responsável por este processo e o Diodo retificador.





Retificação em Meia Onda

Nesse processo usamos apenas um diodo e ele ceifa a parte negativa da senoide.







Funcionamento:
O diodo so deixa passar em um sentido, entao quando a crista positiva chega no diodo há condução, quando a crista negativa chega no diodo ele a bloqueia, por isso temos somente meias ondas positivas. Para termos meia ondas negativas é só inverter o diodo.


Retificação em Onda Completa 1
Nesse processo usamos quatro diodos, e o secundário do transformador tem apenas dois fios.






Funcionamento:
Quando a crista positiva chega em D1, ele deixa passar em um sentido e D3 dá continuidade no fluxo até a outra extremidade do transformador.





Quando a senoide inverte a  crista negativa chega em D4, ele deixa passar em um sentido e D2 dá continuidade no fluxo até a outra extremidade do transformador.



Assim na saida da ponte retificadora teremos sempre cristas positivas.




Retificação em Onda Completa 2
Nesse processo usamos dois diodos, e o secundário do transformador tem que possuir obrigatoriamente center tap, ou seja uma derivação central e simétrica no secundário.




Funcionamento:
O primeiro diodo deixa passar a crista positiva da senoide enquanto isso a crista da segunda senoide é negativa e  conseguentemente não passa no segundo diodo. No segundo momento que as senoides se invertem  o segundo diodo deixa passar a crista da segunda senoide e no primeiro diodo não passa pois a senoide está na crista negativa. Assim a saida recebe somente as cristas positivas das senoides, hora uma hora outra, formando assim uma seguencia de cristas possitivas.

Ponte retificadoras
São componentes compactos com a função de retificar, possui os mesmos diodos, porém acomodados dentro dos invólucros específicos para facilitarem a montagem e a refrigeração. A única desvantagem e que se queimar um diodo você tem que substituir a ponte retificadora por completo.



 
 








Filtros
O processo de retificação não nos dá uma corrente continua perfeita, por isso temos que empregar alguns recursos como colocar capacitores polarizados na saída. Capacitores que funcionarão como filtro suavizando a corrente pulsante a aproximando da corrente continua pura.


Cc pura                                                       Ca Retificada                                                                     










Para melhorarmos essa situação acrescentamos o capacitor




Se olharmos em um osciloscópio podemos ver um alisamento das cristas. O capacitor se carrega no ponto máximo da crista e quando a mesma decresce o capacitor descarrega preenchendo o vão entre as cristas.






 
Corrigindo acrescentando filtros a corrente se aproximará do ideal, porém ficará uma leve ondulação chamada fator de Ripple. Diminuir o percentual de ondulação implica no uso de filtros de alta capacitância, que além de serem mais volumosos, aumentam o custo do projeto.








Diagrama Multifilar de uma fonte





Diagrama Bloco de uma fonte



 Bons Estudos... Josiley Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário